terça-feira, 16 de outubro de 2012

Meu jantar num dia qualquer


Num dia qualquer, estava em casa com fome e resolvi fazer algo bem diferente para jantar, então fui ve o que tinha na geladeira e despensa, acabei fazendo o prato que num sei se posso chama-lo de contemporaneo, como mostra a foto abaixo: 

Torre de Ovo Pochê, Carne-do-sol desfiada com Cebola roxa caramelizada e por ultimo uma Batata Rosti recheada com Queijo Provolone, acompanhado de Molho a base de mostarda e alecrim e Suco de Melancia, Limão Siciliano e Hortelã.


Ovo Pochê:   recebi esse nome, pois vem da palavra "Pocher", que significa cozido(seja em agua, leite ou calda) em frances, ou seja, por isso se chama ovo pochê.

Carne-do-sol:  esse ingrediente tipicamente nordestino é um metodo de conservação de carne, que muito acham que foi herdado pelos Portugueses, pois eles ja usavam esses metodo para o bacalhau e frutas, e porque os indigenas não costumavam utilizar esse tipo de conservação. Geralmente de origem bovina, salgada e exposta ao sol. Pode ser confundida com carne seca e charque, que tem um pouco de semelhança no processo de "cura".

Batata Rosti:  vindo da culinaria Suiça, consiste numa batata ralada e depois frita em algum tipo de gordura, tendo a forma parecida com a de uma panqueca.




Comida boa, acompanhada de Suco refrescante




terça-feira, 9 de outubro de 2012

Moqueca de Arraia

Moqueca de Arraia foi um prato que aprendi a fazer de forma inusitada.

Estava passando uma de minhas temporadas em uma praia aqui do Ceara, chamada Jericoacoara, onde ganhei 1 kg de arraia fresca de um pescador. Quando foi a tarde, perguntei para o barman do restaurante onde eu estava trabalhando como se preparava, pois estava com pouco dinheiro e precisava economizar. Chegando a noite, fiz uma cota com os amigos para comprar os ingrediente e coloquei a receita em pratica do jeito que tinham me dito, ficando extremamente gostoso.

Moqueca é um cozimento de um peixe e/ou frutos do mar, onde existe dois tipos: a capixaba e a baiana.
A capixaba é feita de forma tradicionalmente, em panela de barro e com oleo de urucum, ja a baiana é feita parecido como a de origem indigena*, com azeite de dende e leite de coco
*A originariamente indigena era feita na grelha ou enrolada na folha de bananeira e coberto com cinza quente

Arraia é um paixe cartilaginoso da familia do tubarão, de forma que a morfologia é a unica coisa que lhes diferenciam.



Mise en Place da receita "Moqueca de Arraia"


Mise en place é um termo frances que significa, "mesa no lugar". Que é algo fundamental para o cozinheiro, pois é a primeira etapa do preparo da receita, onde é feita a separação dos ingrediente(descascar, cortar pesagem e etc) para que o cozinheiro não fique correndo atras na hora que estiver preparando




Minha moqueca de arraia


A foto acima, mostra como a moqueca de arraia de minha autoria, desde a receita, preparo e a foto!





segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tipos de facas e suas utilidades


 Um dos utensilios mais importante que se tem na cozinha, são as facas, contendo uma enorme variedade de tipos. Cada uma contem tamanho, peso, modelo, designer e sua função peculiar!
Nesse post irei mostrar os tipos de faca e para que servem!

Nessa primeira foto, vem mostrando o designer, nome e função de cada tipo, que varia desde a de ostra, passando pelas de queijos e ate a de tornear


Modelos e tipos



Ja na segunda foto, mostra os modelos que são utilizados para a maioria dos tipos de queijos, como o originalmente brasileiro(requeijão), italiano(parmesão), frances(brie), suiço(emmenthal) e o holandes(gouda)




Fotos reais dos modelos de facas




Conjunto de facas bem divertido para decorar sua cozinha

Conjunto de facas do tipo "voodoo"



Afiador e amolador de faca

Afiador de facas

Chaira

Pedra amoladora